Baby Planners - Chame uma Baby Planner e receba todas as orientações para essas e outras dúvidas no conforto do seu lar.

planner

Por: Joyce Trajano Colaborou: Paula Curiati e Ana Paula Bueno



Baby Planners são planejadoras de gravidez, ou melhor, são consultoras de maternidade particular. Muito comum na Europa e nos Estados Unidos, as Baby Planners surgiram no Brasil há pouco mais de cinco anos.

O trabalho de uma Baby Planner é dar auxílio aos pais na aquisição de produtos e serviços, como a simples compra de um carrinho de bebê até a indicação de profissionais, como as babás. Ela também oferece apoio, informação e educação para os novos pais durante a gravidez, ajudando-os a tomar as melhores decisões para a família. A consultoria pode acompanhar a mamãe durante toda a gestação ou através de pacotes, como compra do enxoval, chá de bebê, recepção na maternidade, entre outros. Tudo depende da necessidade de cada família.

A vantagem da consultoria está no conforto e na segurança para a aquisição de produtos, principalmente aqueles que serão comprados fora do país, e de serviços, com a indicação de profissionais qualificados ou de cursos para o aperfeiçoamento de profissionais que já trabalham para a família. E isso acontece, pois a principal função da Baby Planner é ouvir todas as dúvidas, expectativas e desejos dos pais. Com esses dados em mãos, ela é capaz de montar um portfólio que corresponde aos desejos da família.

Para entender um pouco mais sobre este universo, me encontrei com a Ana Bosisio e a Paula Curiati, em São Paulo. Elas são duas profissionais maravilhosas que atuam na área há aproximadamente três anos. A Paula morou na Inglaterra durante um período de sua vida, e foi lá que entrou em contato com o serviço pela primeira vez. Ela ressalta que por lá é muito comum a mulher procurar esse tipo de assessoria, e que o campo de atuação das Baby Planners no exterior é mais amplo, indo desde a aquisição de produtos até a orientação para a hora do parto e amamentação. Já a Ana realizou um curso de formação no Brasil, e lá ela conheceu a Paula. Com o mesmo sonho de trabalho (e mães), as duas formaram uma parceria de sucesso.

stacks_image_582

Segundo elas, no Brasil a consultoria ganhou mais força na questão de aquisição de produtos e serviços, já que em nossa cultura não temos o hábito de buscar informação (a até mesmo formação) fora do consultório médico ou do ambiente familiar. Por isso, a assessoria da Baby Planner aqui é bem diferente daquela oferecida no exterior.

O diferencial da Ana e da Paula está, justamente, na preocupação com a qualidade do serviço oferecido e o cuidado com as mamães. Elas sabem como esta fase é delicada e especial para a mulher. Sempre realizam pesquisas no mercado nacional e internacional, atentando para a qualidade, as certificações de segurança e a praticidade dos produtos. “Em uma viagem que fiz ao exterior, comprei uma cadeira de bebê para minha filha, achando que era o produto mais adequado, quando cheguei ao Brasil percebi que ela não servia para o meu carro, além de não ser nada prática.” – conta Paula. “Por isso, o cuidado com a pesquisa é fundamental para evitarmos que esse tipo de inconveniente aconteça com nossas clientes.” – afirma Ana.

Por esta razão, o portfólio elaborado por elas serve como um roteiro, já que apresenta a indicação dos melhores produtos existentes no mercado, e em quais lojas eles podem ser adquiridos. “Isto é muito importante, pois nem todas as mamães tem a disponibilidade de viajar várias vezes ao exterior em busca de produtos. A consultoria é uma maneira de fazer a viagem já com as indicações certas do que adquirir e em qual local.” – nos conta a Ana. O portfólio oferece opções para as mamães que preferem adquirir seus produtos no Brasil.

As meninas são super acessíveis e fazem seu trabalho com muito carinho e dedicação. “Muitas vezes saímos com as mamães para visitar diversas lojas e escolher o produto que elas mais gostam (sempre dentro das indicações feitas por ambas). Em outras ocasiões vamos sozinhas e selecionamos alguns produtos, pois a maioria trabalha e não tem a disponibilidade para acompanhá-las” afirma Paula. “Nesse caso, levamos os produtos até as mamães, e elas fazem a escolha com conforto e tranquilidade. O mais importante é suprir suas necessidades.” – ressalta Ana.

Atualmente, elas atendem somente a cidade de São Paulo, mas com planos de ampliação do serviço e possibilidade de crescimento para todo o país. Para que isso aconteça, o próximo passo da Ana e da Paula é a aquisição da certificação pela IABPP (International Academy of Baby Planner Professionals), que lhes dará o reconhecimento internacional de seus serviços.

Os pacotes de assessoria oferecidos por elas podem variar, dependendo dos desejos dos pais, mas em qualquer deles o primeiro encontro funciona como base para a consultoria. Uma conversa amiga e franca sobre o que é adequado ou não também faz parte do pacote. Vale lembrar que a decisão final é sempre da família, mas elas funcionam como conselheiras e procuram oferecer um norte diante de tantos desejos e expectativas – sempre respeitando as características, o estilo de vida e o orçamento familiar.

Para entrar em contato com as meninas basta mandar um e-mail para anabosisio@globo.com ou paulacuriati@hotmail.com, que elas retornam por e-mail, telefone ou pessoalmente.


Vale a pena conhecer!

Comentários: